FD recebeu essa informação: "Deputada Célia Xakriabá defende protagonismo indígena na luta contra a crise climática durante a Semana do Clima em Nova York". A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) representará o Brasil na Semana do Clima, evento internacional que acontece em Nova York entre os dias 22 e 29 de setembro.
O encontro, organizado pelos Parlamentares por um Futuro Livre de Fósseis, junto à Rainforest Action Network e ao Movimento dos Povos Asiáticos sobre Dívida e Desenvolvimento, reunirá parlamentares, especialistas em finanças e representantes da ONU para discutir o papel das instituições financeiras no agravamento da crise climática.
Célia Xakriabá aproveitará a oportunidade para reforçar a importância da transição energética e o desvio do financiamento global dos combustíveis fósseis. Como primeira parlamentar indígena eleita por Minas Gerais, ela carrega a missão de ser a voz dos povos tradicionais na defesa dos territórios, que estão na linha de frente dos impactos das mudanças climáticas.
“Este evento é uma plataforma crucial para amplificar a urgência de desviar o financiamento dos combustíveis fósseis. Nossa luta não é apenas uma questão indígena, mas uma batalha global pela justiça climática. Como costumo dizer, no Brasil temos três poderes, mas fui formada pelo quarto poder: a luta. A crise climática não pode ser combatida sem a participação ativa dos povos indígenas”, afirmou a deputada.
Entre as propostas que Célia Xakriabá apresentará durante o evento estão iniciativas legislativas e territoriais que seu mandato tem promovido em apenas um ano e meio de atuação no Congresso Nacional. Entre elas, destacam-se o Projeto de Lei 2933/2023, que tipifica o crime de ecocídio, e o PL 4381/2023, que combate a violência contra mulheres indígenas, vítimas frequentes de conflitos territoriais.
Além disso, a deputada abordará o desafio do desmatamento e das queimadas, que têm devastado o Cerrado e a Amazônia. Com mais de 50% dos focos de incêndio da América Latina localizados no Brasil em 2024, Célia destaca a importância do papel dos povos indígenas na proteção ambiental. “Mesmo sendo apenas 5% da população mundial, somos responsáveis pela preservação de mais de 80% da biodiversidade do planeta. Nosso papel na preservação dos biomas brasileiros é fundamental”, reforçou.
Célia também levará ao debate internacional a importância do reconhecimento dos direitos da natureza, conforme propõe sua PEC dos Direitos da Natureza, além de ações emergenciais para proteger as comunidades indígenas e tradicionais.
Sua participação na Semana do Clima reforça o compromisso de seu mandato com a defesa dos povos originários e com a justiça climática, em um momento em que o Brasil enfrenta uma “pandemia do fogo”, como descreve Célia, em referência às queimadas que devastam o país. A deputada ressaltará a necessidade de que os debates sobre a crise climática integrem não só soluções financeiras, mas também a valorização dos saberes e territórios indígenas.
Comentários: