Drops recebeu informações oficiais. Republicamos na Folha Democrata.
Brasília será sede, nos dias 8 e 9 de julho de 2025, do Encontro Nacional “Soberania Já! – Construindo um Plano Digital para a Soberania Nacional”, iniciativa que articula setores da sociedade civil, academia, parlamentares e movimentos sociais em torno da construção de um Plano Nacional de Soberania Digital e da criação de uma Frente Parlamentar Mista sobre o tema.
A iniciativa surge da articulação da comunidade hacker com Pontos de Cultura e lideranças sociais, em especial após o primeiro encontro da Rede Sacix, realizado em março deste ano, que reuniu pessoas desenvolvedoras, ativistas, pesquisadores e lideranças políticas e sociais. O vídeo do encontro está disponível em: https://youtu.be/y4EuGc-MFXk
O evento é organizado pela Rede pela Soberania Digital, pela Campanha Internet Legal e pelo Núcleo de Estudos Estratégicos em Comunicação, Cognição e Computação (NEECCC – INCT/DSI), com apoio da Casa Comum, em Brasília, e do mandato do deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP).
Reação à ofensiva das big techs e da extrema-direita digital
A convocação ocorre em meio à crescente preocupação com o papel das grandes plataformas digitais no cenário político nacional. Em abril, representantes da Meta e do Google participaram de um evento oficial do Partido Liberal (PL), selando o que os organizadores do encontro consideram “uma aliança entre as big techs e a extrema-direita brasileira”.
O encontro tem como objetivo central articular uma resposta estratégica a esse cenário, com foco em infraestruturas públicas, tecnologias abertas, regulação democrática de plataformas e desenvolvimento de soluções tecnológicas baseadas na soberania e nos direitos fundamentais.
Além de oficinas, mesas e atividades internas de articulação, estão previstas agendas públicas no Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.
Participações confirmadas Entre as presenças já confirmadas estão:
- Orlando Silva – Deputado Federal (PCdoB-SP)
- Nina da Hora – Cientista da computação e ativista
- Sérgio Amadeu – Pesquisador e especialista em cultura digital ● Ideli Salvati – Ex-ministra de Direitos Humanos
- Beá Tibiriçá – Comunicadora e ativista da cultura digital
- Uirá Porã – Articulador da Rede pela Soberania Digital
Participam da articulação: Rede pela Soberania Digital (Coletivo Digital, Casa de Cultura Tainã, Instituto Mutirão, Soberana.tv, Cosmotécnicas Amazônicas, FeliciLab, Plantaformas, Movimento Software Livre) Campanha Internet Legal (Coalizão Direitos na Rede, Diracom, FNDC, MST, MTST)
Serviço: Encontro Nacional “Soberania Já! – Construindo um Plano Digital para a Soberania Nacional” ; 8 e 9 de julho de 2025 ; Brasília – DF ; Inscrições e mais informações: https://plantaformas.org/conferences/Soberania
Comentários: