Compromisso com a informação

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024

Notícias/Tecnologia & Inovação

Estudante do ensino médio de MG é a vencedora do 7º Concurso de Desenho para a SNCT

Informação do MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO à Folha Democrata

Estudante do ensino médio de MG é a vencedora do 7º Concurso de Desenho para a SNCT
Foto: Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O trabalho da estudante teve mais de 8 mil votos, em todo Brasil, com destaque para Minas Gerais e São Paulo, o que representa 33,4% dos votos.

O 7º Concurso de Desenho para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), já tem o vencedor. A ilustração que ganhou o primeiro lugar na disputa foi de Beatriz Bonfim Alves dos Reis, estudante do ensino médio da Escola Estadual Carlota de Andrade, em Itanhomi, Minas Gerais.
 

Beatriz disputou com mais de 1.300 inscritos, um recorde de participantes de todas as edições. Os 10 desenhos finalistas tiveram mais de 8 mil votos, em todo Brasil, com destaque de votações advindas de Minas Gerais e São Paulo. A ilustração de Beatriz teve 33,4% dos votos. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontecerá de 14 a 20 de outubro próximo, com o tema da Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.
 

“Amo desenhar à mão, habilidade que desenvolvi na pandemia, sozinha, rabiscando papéis, mas nunca havia feito um desenho técnico, com regras específicas, nem mesmo participado de nenhum concurso. É meu primeiro concurso! Estar entre os 10 finalistas me encheu de alegria e crença em muitas possibilidades”, disse ela que descreve o desenho. “A mão do robô representa a força da ciência e da tecnologia em se comprometer a promover no planeta o tripé da sustentabilidade: social, econômico e ambiental, que representei em uma plantinha”, finaliza.
 

O concurso é promovido pelo MCTI, por meio do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do ministério, que está subordinado à Secretaria de Desenvolvimento Social, além da Universidade Federal de Minas Gerais, com o Museu Ponto. Participaram estudantes do 6° a 9° ano do Ensino Fundamental, Médio e do Ensino Profissionalizante de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
 

“O concurso é mais uma forma que utilizamos para popularizar a ciência. Além disso, estimula a criação artística dos estudantes! A Semana Nacional é o maior evento de ciência e tecnologia do país que envolve estados e municípios com um único propósito. Com ele, nós encurtamos os caminhos de acesso à ciência”, fala Juana Nunes, Diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica.
 

O desenho de Beatriz Bonfim ilustrará todo o material gráfico da SNCT. A estudante ainda ganhará uma viagem a Brasília, com direito a um acompanhante para participar da cerimônia de abertura do evento, receberá um certificado de participação e terá o seu nome divulgado no site do MCTI e em eventos relacionados às atividades da semana.
 

Os primeiros 10 (dez) desenhos escolhidos irão participar de exposição na galeria do site da SNCT 2023 Link A programação completa também pode ser conferida no site do Museu Ponto da UFMG Link

 

Lista dos 10 finalistas

  1. Beatriz Bonfim Alves dos Reis- Escola Est. Carlota de Andrade, Itanhomi, Minas Gerais.
  2. Eloize Correa Baia - Escola Est Altair Severino Nunes, Manaus- AM.
  3. Marcos Alexandre Moraes Marques - Escola Ecila Pantoja da Rocha, Mojú- PA
  4. Iasmin Rodrigues de Matos- Escola Est Epitácio Pessoa, Orós- CE
  5. Max Lavele e Silva- Escola Técnica de Artes, São Paulo- SP
  6. Renan Lisboa Campos- Escola Est Militar Tiradentes 2º Sargento Claudemir F Maciel, Sinop- MT
  7. Aniely Maria Lima dos Santos- IFPE- Campus Caruaru, Caruaru- PE
  8. Vinicius Gomes de Lima- Escola est Anthenor Fruet, Itu- SP
  9. Emily Mayumi Okuno do Amaral- Escola Est. José Pires Alvim, Atibaia- SP
  10. 10.Ana Camila de Medeiros Serrano- IFPA- Campus Cabedelo, Cabedelo- PB
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!