Compromisso com a informação

Sabado, 13 de Julho de 2024

Notícias/Política

Exclusivo: Veja imagens e informações do gabinete do deputado Gustavo Gayer, onde estão outras empresas

Apuração do historiador Carlito Neto

Exclusivo: Veja imagens e informações do gabinete do deputado Gustavo Gayer, onde estão outras empresas
Foto: Câmara
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Por Pedro Zambarda com informações do historiador Carlito Neto.

As imagens mostram onde fica o atual gabinete do deputado Gustavo Gayer (PL-GO). O escritório fica em Goiânia. Por alguns anos, no mesmo endereço, funcionou a empresa do parlamentar com o nome fantasia "Gustavo Gayer Language Institute".

Essa empresa foi declarada na prestação de contas ao TSE em 2022 e funcionava no mesmo endereço do atual gabinete. Vamos começar deste ponto.

No dia 25 de agosto de 2022, na época candidato, Gayer alugou o endereço onde funcionava algumas de suas empresas para ser a sede do seu comitê de campanha. Essa informação consta no contrato apresentado ao TSE. Esse aluguel seria de R$ 3 mil, entre 25 de agosto até 1º de outubro do ano passado.

Acontece que o Gustavo Gayer não informou ao TSE, na prestação de contas, que o imóvel pago com recursos da campanha também era endereço de algumas de suas empresas. Ele declarou ao tribunal a empresa Gayer e Gayer idiomas LTDA, como consta na imagem abaixo.

O deputado omitiu para o TSE a empresa "ACADEMIA GAYER LTDA". Ela foi aberta em 7 de julho de 2022 no mesmo local que seria alugado para ser seu comitê. E é onde hoje é o seu gabinete, como aparece nas imagens abaixo. Até o dia 5 de junho de 2023, quando foi solicitada alteração de endereço na Junta Comercial.

O aluguel do gabinete é pago com cota parlamentar, porém o endereço era o de correspondência das empresas privadas do deputado.

Ou seja, é uma empresa privada com aluguel para com verbas públicas como consta nos recibos abaixo.

Abaixo aparece imagens do site da loja que o deputado afirma ser de seu filho. Essa loja fica no mesmo endereço de um prestador de serviços do deputado Gustavo Gayer: a Goiás online, que recebe R$ 8 mil para divulgar atividades parlamentares dele.

O grande problema é que o site "Desfazueli", que seria do filho de Gayer, foi registrado por uma empresa do sócio de Gustavo Gayer na "Academia Gayer LTDA", Raphael. Sendo assim, os indícios de possível crime de peculato por parte do parlamentar aparecem.

Crime de peculato é conhecido como "rachadinha".

Para quem quiser saber: a denúncia foi feita e o deputado terá o direito de explicar os fatos. Todo mundo tem direito a ampla defesa. Há mais informações na denúncia.

Com informações de Carlito Neto no Twitter.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!