Do MDHC à Folha Democrata. Estamos em Ponta de Pedras, no Marajó, onde o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, anuncia diversos acordos com instituições do Governo Federal e anuncia a entrega de dez embarcações voltadas aos municípios da região.
Ele está anunciando:
- Pacto pela Escuta Protegida, com órgãos do Sistema de Justiça - objetivo: criação de centros de atendimento integrado a crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violências, por meio do fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos.
- 3 acordos de cooperação com os Ministérios das Mulheres, da Saúde e da Educação, para, dentre outros:
- Fortalecer o Sistema de Atenção Primária à Saúde no Marajó;
- Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Meninas e Mulheres;
- Garantia de direitos da educação como transporte escolar e merenda culturalmente adequada
* Mapeamento - Combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é utilizar a metodologia do projeto Mapear (que já existe há vários anos nas rodovias brasileiras) para identificar e monitorar os pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes, nos rios da região. Assinam MDHC, MJ, PRF, Childhood e MM.
* Doação de embarcações, em parceria com a Itaipu Binacional, para apoiar o trabalho dos Conselhos Tutelares e possibilitar o acesso às comunidades mais distantes dos centros urbanos.
Posteriormente, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania irá entregar outros equipamentos públicos para o arquipélago, inclusive novas embarcações, por meio do Equipa DH+.
Comentários: