Compromisso com a informação

Domingo, 19 de Maio de 2024

Notícias/Mundo

Aloizio Mercadante fala sobre a morte de Domenico De Masi

Folha Democrata recebeu a nota oficial do presidente do BNDES

Aloizio Mercadante fala sobre a morte de Domenico De Masi
Foto: Wikimedia Commons
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Por Aloizio Mercadante, presidente do BNDES

Recebo com tristeza a informação da morte do sociólogo italiano Domenico De Masi. Reconhecida liderança intelectual, De Masi foi uma voz importante na defesa da democracia e da ciência, em um momento histórico difícil, marcado pela ascensão da extrema direita, do autoritarismo, do lawfare e do negacionismo, em todo mundo. 

O professor italiano foi um dos intelectuais a visitar o presidente Lula em Curitiba e, em 2020, se posicionou contra a forma que governo anterior lidou com a pandemia no Brasil. Também ficou conhecido mundialmente  pelo conceito de “ócio criativo” e é autor de obras de fundo, como "Desenvolvimento Sem Trabalho", "A Emoção e a Regra", "O Futuro do Trabalho", entre outras. 

De Masi ainda viveu para testemunhar o reconhecimento da verdade histórica ,que foi a perseguição política e judicial contra o presidente Lula e para ver Lula subir a rampa do Palácio do Planalto pela terceira vez na história. Infelizmente, não viveu para ver a reconstrução da paz na Europa, outra de suas bandeiras. 

Aos familiares e amigos, deixo meu abraço fraterno e manifesto publicamente minha solidariedade. Domenico De Masi, presente! 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!