Compromisso com a informação

Segunda-feira, 17 de Junho de 2024

Notícias/Política

O que tem no testamento de Olavo de Carvalho?

Nossa reportagem

O que tem no testamento de Olavo de Carvalho?
Heloisa e Olavo de Carvalho. Foto: Reprodução/Revista Istoé
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Folha Democrata recebeu uma cópia do testamento de Olavo Luiz Pimentel Carvalho, o guru bolsonarista Olavo de Carvalho, negacionista da vacina. O documento de 10 páginas é de 5 de fevereiro de 2018 e é da cidade de North Dinwiddie, condado Dinwiddie, estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

Roxane Andrade de Carvalho, a última esposa de Olavo, é apontada como representante do guru no testamento, colocando como segunda representante sua filha Leilah, que é assistente editorial do jornal olavista Brasil Sem Medo. Da mesma forma, Roxane é a primeira beneficiada do testamento com 50% da propriedade do guru nos EUA e 30% de participação de copyrights de suas obras literárias.

Leilah de Carvalho ficou com 25% da propriedade americana, 25% de outro imóvel dele nos EUA e 20% dos copyrights. Pedro de Carvalho, outro filho de Roxane, aparece como terceiro beneficiário no testamento. Ele ganha os mesmos benefícios de sua irmã Leilah.

O quarto beneficiário é Silvio Grimaldo, jornalista olavista de Londrina, no Brasil. Grimaldo é editor-chefe de Vide Editorial e diretor de redação do Brasil Sem Medo, onde Leilah também trabalha. Ele ficou com 10% dos copyrights dos livros de Olavo de Carvalho que ele atualmente edita.

O quinto, o sexto e o sétimo beneficiários são Maria Inês, Luiz Gonzaga e Davi de Carvalho, filhos de Olavo de outros casamentos. Maria ficou com 0,5% dos copyrights de livros e os irmãos, com 0,3%. Luiz e Davi são integrantes do Instituto Lux et Sapientia, o ICLS, que prega a religião muçulmana.

O oitavo beneficiário é Tales de Carvalho, o integrante do ICLS envolvido com escândalos recentes que envolveram a Polícia Federal, a Interpol e a Polícia do Paraguai. Ele ficou com 0,3% dos copyrights junto de Percival de Carvalho, seu outro irmão e nono beneficiário.

O décimo beneficiário é Luiz de Carvalho, o irmão de Olavo, também com 0,3% dos ganhos com livros.

A última beneficiária é Stella Caymmi, filha da cantora Nana Caymmi e neta do também músico Dorival Caymmi, acredite se quiser. Stella ainda ganha um percentual maior de copyrights: 0,7% de participação em futuros livros que ela trabalhe como "editora". Ela é tratada como amiga e era dona do sutiã que Olavo de Carvalho utilizou em um de seus vídeos para atacar Reinaldo Azevedo.

E Heloisa de Carvalho?

Rompida com o pai depois que escreveu uma carta aberta denunciando suas violências em 2017 e após me conceder uma entrevista, Heloisa de Carvalho se filiou ao PT, saiu, hoje está no PSOL e segue denunciando os extremistas que são seguidores do seu falecido pai. Por essa razão, ela foi excluída do testamento.

Ao DCM, Heloisa diz que vai acionar a Justiça no Brasil para verificar seus direitos.

“Só esclarecendo que existe um inventário aberto por mim no Fórum Central em São Paulo que está aguardando decisão do juiz. Os fatos ainda não estão definitivamente decididos. E lembrando que o Caetano Veloso pode a qualquer momento pedir a penhora do seu crédito no inventário”.

“Vou recorrer para pagar os três milhões que Olavo deve ao Caetano Veloso na Justiça”.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!